Como viver bem o Natal com tantas coisas más a acontecer? É só ligar a TV e percebemos que o mundo vive tempos de conflitos, de guerra, de pobreza, de fome e carência, de injustiças sociais, de calamidades e de enormes dificuldades e desafios.
É exatamente por isso que é importante vivermos “bem” o Natal. Mais do que nunca temos de aproveitar a oportunidade de ensinar aos nossos filhos o verdadeiro espírito de Natal: ensinar sobre amor, paz, gratidão, caridade, solidariedade, generosidade, bondade e a importância de valorizar as coisas boas que temos nas nossas vidas (por mais simples ou pequeninas que possam ser).
Claro que para as crianças as festas de Natal significam momentos de fantasia e magia com as prendas e muita ansiedade à mistura… e tudo bem! Mas vamos aproveitar para passar esperança, união e harmonia. Afinal, o Natal é o momento perfeito para isso!
Ativem a vossa criatividade e usem as luzes, a árvore com os enfeites brilhantes e coloridos, as figuras natalícias, as histórias e os vários eventos que acontecem pelas nossas cidades e plantem esse espírito e essas sementes nos corações dos vossos filhos! Promovam diálogos, participem em ações de voluntariado ou solidárias e abram a mente e o coração dos mais pequenos, para que na estação certa possam florescer.
Afinal, o Natal vem lembrar e renovar nos nossos corações, o otimismo e a esperança! E nós precisamos disso e muito!