🎯As crianças e jovens do século vinte e um têm, desde cedo e de forma facilitada, acesso a muita informação, tendo um nível de percepção e de sensibilidade apurada. É completamente diferente da criança de décadas atrás. A realidade social mudou. Os desafios de hoje não são comparáveis aos desafios de outros tempos.
Ter consciência disto é fundamental e quanto mais depressa pais, cuidadores, educadores e professores compreenderem e aceitarem este facto melhor será para todos nós.
🖐Bater, humilhar e insultar a criança não resolve questões comportamentais da criança contemporânea.
Os maus tratos acabam por gerar um ciclo de comportamentos cada vez mais inadequados.
Consequentemente, as punições também começam a ser cada vez mais severas e o pior é que continuam a não resolver nada.
☹️A violência física, a violência verbal e o assédio moral só fazem com que a criança fique emocionalmente esburacada.
Porquê?
Porque a criança faz de tudo para continuar a amar os pais e, muitas vezes, para os continuar a amar ela deixa de se amar a si própria. Ela prefere acreditar que é ela que não presta, que não é suficiente, que é ela que tem alguma coisa de errado a acreditar que a mãe ou o pai não a amam.
Consegue imaginar as repercussões disso na vida de uma criança? Na forma como se relaciona com outras crianças e adultos?
Consegue imaginar no adulto em que essa criança se irá transformar?
🕊É preciso educar para a paz, não para a guerra.
💗A paz no mundo começa nas nossas casas. Em cada família. Em cada mãe, pai, cuidador, educador e professor. Com o exemplo, com amor, com apreciação, com respeito e com alegria.
Nunca é tarde para mudar. Só precisamos de querer mudar, de querer fazer diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário