terça-feira, 9 de agosto de 2022

Autocuidado é Autoconhecimento

 A sua felicidade e o seu bem estar dependem muito de si! O dos seus filhos também.

 

Uma mãe nunca desiste de um filho, mas não são raras as vezes que desiste de si própria.

 

Para alcançar os nossos sonhos, é preciso primeiro sonharmos.

Não é invulgar encontrar pessoas que não conseguem dizer qual é o seu grande sonho.

Estamos a perder a capacidade de sonhar. Somos os nossos maiores críticos. Censuramos os nossos próprios sonhos.

 

Quando deixamos de sonhar, deixamos de ter "combustível" para ir para a ação, para sair de situações que nos fazem mal. Vamos perdendo a esperança e a fé em nós próprios e no futuro. E isso encolhe-nos, enche os nossos corações de uma tristeza profunda e de uma sensação de falta… um vazio que vai crescendo bem devagar sem sequer termos consciência disso.

 

Por vezes, encontro esses vazios nas mães, mulheres que se vão esquecendo de si próprias. Que deixam de olhar para as suas necessidades, que se “matam” a trabalhar, que dão tudo de si aos outros e deixam de cuidar delas próprias.

Se é uma dessas mulheres, sinta-se abraçada. Não é minha intenção criticar ou apontar dedos. Quero apenas dizer-lhe que tenha cuidado. Os seus filhos serão mais felizes se a mãe estiver bem, feliz e saudável emocionalmente.

 

Aprender sobre si, investir em autoconhecimento e em desenvolvimento pessoal irá libertá-la de amarras e crenças que a paralisam e só diminuem.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Resoluções de Ano Novo

 Geralmente, em dezembro, fazemos o balanço do ano. Refletimos sobre o que correu bem, o que poderia ter sido melhor, o que ficou por fazer,...