segunda-feira, 22 de agosto de 2022

O Sistema de Recompensa

 O sistema de recompensa é o conjunto de estruturas cerebrais que nos permitem sentir sensações de prazer e nos fazem querer mais.

As mudanças que acontecem no sistema de recompensa durante a adolescência, fazem com que todas as atividades que antes eram prazerosas na casa da família subitamente percam o atrativo. Porquê? Porque nesta fase ocorre uma perda significativa dos receptores de dopamina - menos receptores implicam uma satisfação proporcionalmente menor.

O resultado é que estímulos outrora interessantes deixam de conseguir ativar o sistema de recompensa, o que leva ao tédio.Da mesma forma, a motivação depende da ativação antecipada do sistema de recompensa logo, encontrar motivação suficiente para fazer qualquer coisa também se torna um problema.

Portanto, o cérebro adolescente precisa de mais estímulos para gerar motivação suficiente para vencer a inércia. Tudo o que é novo é uma maneira certeira de ativar o sistema de recompensa. Novos jogos, nova decoração do quarto, novas músicas, novos programas, novas roupas, novo visual, novos interesses e novos estímulos…

Tudo o que for associado neste período como prazeroso terá maior tendência a ser necessário para o resto da vida. As drogas, as tecnologias e os maus hábitos ativam quimicamente esse sistema de prazer, e o contato nessa fase é extremamente perigoso, pois o que é entendido como algo prazeroso dificilmente poderá ser substituído após esse período.

Por isso, o acompanhamento e a participação da família são fundamentais. Afinal, somos resultado das experiências que vivenciamos, das pessoas com quem convivemos e do ambiente a que estamos expostos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Resoluções de Ano Novo

 Geralmente, em dezembro, fazemos o balanço do ano. Refletimos sobre o que correu bem, o que poderia ter sido melhor, o que ficou por fazer,...