Para muitos jovens e adolescentes, o mês de Setembro significa “mudança”: uma nova turma, nova escola ou a entrada no ensino superior.
Qualquer uma destas mudanças gera stress e/ou conflitos de emoções:
- Existe uma forte necessidade por parte dos jovens desenvolverem novas relações interpessoais, de se sentirem integrados e aceites nos novos contextos e isso exige um esforço de adaptação;
- novas regras e novas pessoas, como colegas, professores e funcionários, superando a timidez e lidando com a frustração;
- E também têm de corresponder às exigências de desempenho que pais e professores esperam;
É difícil, para nós mães, vermos os nossos filhos mergulhados em ansiedade e stress. O nosso coração fica bem apertado, verdade? Afinal sabemos que o stress é algo que pode ser bastante tóxico.
Mas uma coisa é certa, o nosso apoio emocional, o acolhimento, a escuta e o diálogo farão toda a diferença.
Esteja pronta para ser o suporte que o seu filho precisa. Quando ele lhe trouxer angústias, medos, ansiedade esteja lá para o ouvir e apoiar. Não desvalorize ou invalide o sentir do seu filho. Trabalhe as suas expectativas, afinal é sobre ele e não sobre si. Pergunte-lhe o que pode fazer para o ajudar. Ajude-o a encontrar estratégias para lidar com as frustrações e dificuldades. Esteja presente e totalmente disponível, evite manipulações e julgamentos. Veja para além do óbvio, foque na vossa relação e não nos comportamentos.
Para que os nossos filhos recorram a nós eles têm primeiro de confiar em nós.

Sem comentários:
Enviar um comentário