Vejo e sinto cada vez mais pais e professores exaustos e desencorajados.
Isto preocupa-me porque as crianças e jovens da atualidade precisam mais do que nunca de adultos encorajados e emocionalmente competentes. Já deu para perceber que não são as competências técnicas que vão “salvar” as relações humanas.
Já todos percebemos que o sistema educativo que vigora nas escolas está caduco, obsoleto. Não serve às novas gerações, as quais trazem novas mentalidades, novos desafios, novas habilidades e necessidades diferentes. No entanto continuamos a querer impor algo que já não faz sentido.
Temos que fazer melhor. Temos que aprender com eles e, para isso, temos que ir ao encontro deles. Somos nós que temos que apanhar o comboio.
A questão é que a maioria de nós está parada na indignação, na reclamação. Vivemos a apontar os dedos para tudo e para todos mas não fazemos nada. Não saímos do lugar.
Ação gera movimento. O movimento gera emoção e encorajamento. E precisamos mesmo muito de nos encorajarmos!
A mudança começa em mim, em si, em cada um de nós. Não temos que mudar todos ao mesmo tempo. Não temos que mudar tudo de uma só vez. Sejamos realistas. Sejamos conscientes. Vamos focar em cada um de nós, naquilo que cada um de nós pode começar a fazer já hoje. Aos poucos, a mudança que acontece connosco influencia e encoraja os que estão ao nosso redor… que começam também a trabalhar na sua própria mudança.
A dada altura seremos muitos os encorajados, muitos os que aprenderam e apanharam o comboio e juntos conseguiremos ter efeitos sobre o sistema, as leis e poderemos gerar transformação.
Comece já hoje. Comece por si. Aprenda. Envolva-se com crianças e jovens. Integre-se em grupos que lhe tragam conhecimento e seja seletivo com a informação que consome. Foque em si. Não queira mudar o outro. É sobre si próprio.
Seja um agente de mudança. Liberte-se das amarras das suas crenças. Deixe os julgamentos de lado. Abra a sua mente para o desconhecido, para o incompreensível, para o novo, para a diferença. ENCORAJE-SE!
Fonte: Evento “A Revolução na Educação” de Sandra Matos, da Escola Babyoga Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário