A disciplina que envolve organizar o espaço da casa, do ambiente em que a criança vive, é de enorme influência ao nível da organização mental da criança.
Organizar o lado de fora ajuda a organizar e a ordenar o lado de dentro.
Quando os pais e educadores estimulam as crianças a arrumar o seu quarto, o material escolar ou os brinquedos, estão a trabalhar e a contribuir para o desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças.
Mas para que de fato consigam resultados impactantes devem assegurar um ambiente positivo: de diversão, brincadeira e jogos. A brincadeira é a maior porta de acesso que os pais têm para os filhos ao mesmo tempo que fortalecem o vínculo com as crianças, ou seja, a qualidade da relação.
Quando os miúdos se sentem bem, quando entendem a importância da arrumação para os pais e percebem que os pais contam e precisam deles para melhorar o sentimento de bem estar e a felicidade da família, a probabilidade de cooperarem será maior.
Experimentem criar e organizar uma rotina de ajuda em casa. Envolvam os miúdos na criação dessa rotina. Peçam-lhes sugestões e ideias, reconheçam o esforço deles e façam uso de perguntas curiosas para juntos chegarem a soluções ecológicas.
Por fim, lembrem-se que tudo isto requer treino, treino e mais treino!
Experimentem e vão adaptando até conseguirem os resultados esperados. E, acima de tudo, não desistam. Lembrem-se que é um processo, uma aprendizagem em família.
E divirtam-se no processo!

Sem comentários:
Enviar um comentário