segunda-feira, 30 de maio de 2022

Pensamentos...

 Os pensamentos estão sempre a surgir ao longo do dia. Muitos desses pensamentos são felizes e nos fazem sentir bem. Outros, são pensamentos negativos e, nem sempre são verdadeiros ou úteis. Isto acontece com todos nós (crianças e adultos). 

O que difere de pessoa para pessoa é a forma como cada uma lida com os seus pensamentos:

  • colocamos a mente a serviço do coração?

  • que tipo de discurso temos para nós próprios?

  • até que ponto nos sabotamos? até que ponto somos os nossos maiores críticos?


Como adultos, devemos fazer essa autoavaliação de forma honesta e verdadeira uma vez que nós somos o modelo dos nossos miúdos. Percebam como é o vosso diálogo interno e investiguem como é o diálogo interno das vossas crianças. Como é que elas falam de si próprias? Como está a autoestima dos vossos meninos e adolescentes? 


Quando as pessoas nos dizem palavras indelicadas ou não gostam de nós, dói!

O que fazem com essa dor? Como lidam com isso?

Lembrem-se que todos nós temos direito a ter uma opinião e que nem sempre os outros vão gostar de nós ou concordar conosco. E tudo bem. 

Mas não precisamos fingir que “não nos importamos” porque não há problema nenhum em nos sentirmos magoados, se for esse o caso.  A questão é se sabemos e conseguimos assegurar a nossa integridade física e emocional de forma respeitosa para connosco e para com os outros.


Pais: já falaram sobre estas coisas aí por casa? Professores: já levaram estas conversas para dentro das vossas salas?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Resoluções de Ano Novo

 Geralmente, em dezembro, fazemos o balanço do ano. Refletimos sobre o que correu bem, o que poderia ter sido melhor, o que ficou por fazer,...