quarta-feira, 3 de agosto de 2022

“Segurar um adolescente é querer segurar uma barragem com as mãos”

Já alguma vez se sentiu assim?

Ouvimos muitas vezes que temos de ser firmes com os adolescentes, mas afinal o que é essa firmeza? Até que ponto devemos ir?

Acima de tudo penso que temos de ser responsáveis e preservar a integridade física, mental e emocional do adolescente. Mas como é que fazemos isso?

Informando. Dando-lhes conhecimento do que se passa com eles.

Parece óbvio, não é? Mas não. A maioria dos jovens e, até a maioria dos pais, não faz ideia do que se passa durante esta fase!

Uma coisa é certa, vai chegar a altura de eles baterem as asas, de eles querem voar! É a lei da vida. É a vida a acontecer e não adianta querer segurá-los ou aprendê-los em casa, não tem como.

Quando o adolescente compreende que é uma fase, quando ele aprende sobre as particularidades dessa fase e desenvolve a capacidade de as reconhecer em si, ele naturalmente vai encontrando o seu equilíbrio interior.

E um verdadeiro processo de autoconhecimento para o adolescente que transforma toda a dinâmica familiar

O mesmo acontece com os pais. Quando entendem, ficam aptos a construir pontes e a derrubar muros.

Não significa que os problemas, os desafios e os conflitos vão deixar de existir. Significa que eles vão estar preparados para lidar com o que vier.

Um educador parental pode levar esse conhecimento para as famílias, pode ajudar os adolescentes e os pais a entenderem e a viverem esta etapa de uma forma mais leve, amorosa, integra e de forma mais respeitosa para todos.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Resoluções de Ano Novo

 Geralmente, em dezembro, fazemos o balanço do ano. Refletimos sobre o que correu bem, o que poderia ter sido melhor, o que ficou por fazer,...