Hoje celebramos o início do Outono em Portugal. Este dia marca o fim do Verão e o começo de uma nova estação.
Está pronta para o receber? Confesso que para mim setembro é um mês que me deixa um pouco “inquieta”.
Os dias ainda estão bons, as temperaturas amenas convidam a caminhadas e passeios, as aulas começaram há pouco tempo e ainda temos bem presente na memória a “boa onda” das férias.
Mas, aos poucos, lá se vai a descontração e a leveza…. No meu caso o início do novo ano letivo contribui muito para essa sensação, de perda de leveza. Porquê? Porque começam novas rotinas, horários, atividades extracurriculares, reuniões atrás de reuniões, o regresso ao trabalho, as filas de trânsito intermináveis… as gincanas para dar conta de tudo…. e a falta de tempo. Tempo, esse recurso tão precioso, mas tão desvalorizado por nós próprias.
Assim, deixo-lhe um convite, o mesmo que faço a mim própria. Tal como o que acontece na natureza, vamos prepararmo-nos para a transformação que o outono pede. É tempo de deixar cair as “folhas velhas”, o que já não nos serve e abrir espaço para o novo.
Aproveite para organizar a sua casa (roupeiros, armários, gavetas) e destralhar. Ajude os seus filhos a fazerem o mesmo com as coisas deles, nomeadamente com o quarto deles. Mas nada de dedos apontados, críticas ou “tens que”. Arranje forma de juntar diversão e leveza, caso contrário não vão querer colaborar. Coloque música, ou melhor, peça-lhes a eles para tratarem da música! Partilhem um lanche incrível só com coisas “boas” (as vossas).
Também é tempo de nutrir e acumular “alimento” para o Inverno. Cuide de si, cuide da sua nutrição física e emocional. Lembre-se de reservar sempre um tempo só para si na sua agenda!
Encontre uma forma/atividade que lhe permita trabalhar a reconexão consigo própria. Resgate-se todos os dias. Cuide da sua energia vital. Mude o que lhe causa dor. A dor é o seu combustível para a mudança, por isso use-a a seu favor.
Se há uma lição que aprendi é que quanto melhor eu estiver comigo própria, melhor será a qualidade da relação com os meus filhos e com o meu companheiro e mais feliz será a minha família.